O sistema de solicitação de pousos na Base Aérea de Santos foi desenvolvido em parceria e apoio a Base Aérea de Santos com o objetivo principal de desburocratizar este processo facilitando os trabalhos internos de aprovação e acompanhamento das chegadas e saídas de aeronaves.
A implantação do sistema elimina a necessidade por parte do solicitante de impressões, digitalizações, envios de e-mails e outros meios que demandavam tempo, estrutura e esforço.
A implantação do sistema reduz o tempo de trabalho de solicitantes e efetivo militar de algumas horas para poucos minutos.
Com o novo sistema, buscas automáticas são realizadas na base de dados da ANAC e diversos dados das aeronaves são validados sem a necessidade de serem preenchidos pelos solicitantes e validados pela FAB.
É importante considerar que o sistema sob hipótese alguma reduz a exigência de apresentação de documentos e dados a Força Aérea, o solicitante antes de enviar a solicitação deve ter em mãos os dados e documentos que seriam exigidos por preenchimento em papel na forma anterior.
Número de CPF e RG de todos a bordo e dados de veículos que devam ingressar no aeródromo militar por exemplo serão preenchidos diretamente nos formulários do sistema, já os dados de proprietários e operadores da aeronave, PMD e demais dados da aeronave ficam dispensados pela busca realizada junto a Anac.
O solicitante antes de preencher a solicitação online e submeter a aprovação da FAB deve estar de posse de todos os dados, considerando que a avaliação da solicitação será realizada sob os dados fornecidos e a ausência ou imprecisão de informações poderão acarretar à negativa da solicitação.
O sistema no estágio atual dispõem de suporte 7/24 para atendimento via WhatsAPP diretamente com o desenvolvedor.
Por fim, é importante destacar que a decisão de aprovação ou recusa de pouso de aeronaves civis no aeródromo militar continua a cargo do comandante da unidade como previsto no Rotaer.Dia da Aviação de Caça na FAB e promoção de Oficiais-Generais
O TRIDAY Series Base Aérea de Santos foi demais!
Campeonato Brasileiro de Paraquedismo Militar na BAST